13 julho, 2012

Horror sem fim

Cowpicstopstealing
Um estudo europeu publicado na revista do Instituto Internacional do Câncer, revela que o consumo de carne vermelha pode provocar câncer no intestino. Os alimentos incluem carnes como as de boi, carneiro, porco e derivados como o bacon e o presunto.

A Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, monitorou a saúde de 35 mil mulheres durante sete anos e concluiu que as que comiam uma porção de cerca de 60g de carne por dia apresentaram 56% mais risco do que aquelas que não consumiam carne.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, avaliaram nove mil homens e reforçam a tese de que comer carne e derivados de leite aumenta o risco de câncer de próstata.

O centro Investigação Prospectiva sobre Câncer e Nutrição da Europa (Epic, na sigla em inglês) relata ter encontrado novas provas de que a carne vermelha processada pode levar ao desenvolvimento da doença. Os cientistas da instituição observaram os hábitos alimentares de mais de 500 mil pessoas na Europa ao longo de dez anos.

Seja pela saúde, por ética ou por qualquer outro motivo, o ideal seria que os hábitos alimentares do homem fossem mudados, ao optar-se por um modo de vida vegano, com objetivo de acabar com a matança, com o mercado e a indústria de exploração de animais. Afinal, os interesses menores dos prazeres humanos não devem sacrificar os interesses maiores da vida de seres vivos.

Não podemos mais ser cínicos! Ninguém é obrigado a adotar um regime alimentar vegetariano ou vegano, mas sim, aceitar o fato de que a ingestão de carne animal ocorre pelo simples desejo humano de apreciar o seu sabor, bem como o comodismo em não buscar novas formas de alimentação. Não se importam com os animais, nem com a própria saúde e com saúde de sua família.

Tanto a vida do homem quanto a do animal possui valor. A vida é valiosa independentemente das aptidões e pertinências do ser vivo. Não se trata de somente evitar a morte dos animais, mas de dar oportunidades para nascerem e permanecerem protegidos.

O ser humano precisa ser humilde e conceber a existência de outra linguagem, sensibilidade e expressão, bem como se esforçar a compreender os códigos de diferença entre o homem e o animal.
A ética, o respeito, a compaixão e o sentimento de solidariedade para com os animais devem ser valores relevantes na vida do ser humano. Infelizmente, os animais ainda são considerados mercadorias, valorizados apenas no mercado comercial.

Em relação aos nossos ancestrais, o homem regrediu bastante no que diz respeito ao tratamento para com os animais. Tornou-se alheio à Natureza e rompeu o laço espiritual que o unia a eles. Na sociedade contemporânea, a veneração pelos animais visa apenas ao benefício próprio do homem, o qual usa todos os recursos naturais e abusa dos seres vivos.

Os animais pagam com a própria vida a irracionalidade humana. Com ataques constantes à fauna, várias espécies foram dizimadas e outras se encontram em processo de extinção. Bilhões de animais são confinados até o momento do abate, submetidos à morte dolorosa e lenta; constrangidos física e psicologicamente para estudos de comportamento; torturados em tráficos, em laboratórios e em aulas acadêmicas; forçados, castigados e maltratados em circos e lares; alvos da ira do homem; machucados, amarrados, queimados vivos, afogados, submetidos a inimagináveis atrocidades. Basta, isto precisa mudar!

Você me pergunta por que eu me recuso a comer carne. Eu, de minha parte, fico assombrado por você ser capaz de colocar na boca o corpo de um animal morto, assombrado por você não achar horrendo mascar a carne mutilada e engolir os sucos de feridas mortais”. – John Maxwell Coetzee

Angélica Bessa
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Nenhum comentário: